Como fazer o teste da rampa, ou controle de embreagem e acelerador?

Esse é um dos motivos que levam milhares de pessoas a pagaram para refazer a prova de direção. Tentarei ser o mais claro possível, entretanto, caso mesmo assim surja alguma dúvida entre em contato através de comentário. Então vamos lá.

Passem a observar no trânsito que, em determinadas ladeiras onde há um sinaleiro existem alguns carros que ficam acelerados, parados, mais mesmo assim acelerados. Então o motorista ao invés de muitos que puxam o freio de mão está fazendo rampa, ou seja, controlando o carro no acelerador e embreagem.

Antes de explicar como isso é feito, vale ressaltar que, de forma alguma você deve fazer rampa em qualquer lugar que parar o veículo, porque isso irá acabar com a embreagem do seu carro. Portanto, só faça rampa quando estiver em locais bem declinados e com veículos atrás do seu, porque do contrário na arrancada ao retirar o pé do freio o mesmo poderá descer um pouco e consequentemente bater neste outro veículo.

Retornando a falar do controle do carro na rampa, o objetivo principal de aprender a fazer a rampa é evitar um acidente como demonstrado acima, por esse motivo esse teste é requerido na prova de direção.

O controle do carro requer coordenação motora, isso porque você deverá manter tanto o acelerador quanto a embreagem em uma determinada posição, caso solte demais a embreagem o carro irá para frente e do contrário se soltar muito o acelerador e manter a embreagem pressionada o carro irá descer.

Lembrando que, quando o motorista solta ao mesmo tempo tanto a embreagem quanto o acelerador o carro apaga, mas isso não seria necessário falar, não é mesmo, porque é isso que acontece na maior parte das reprovação desse teste.

Além disso, outro ponto crucial para esse teste é a tranqüilidade, porque do contrário o motorista não terá condição alguma de manter os pedais nas posições corretas. Um exemplo engraçado são os motoristas que ficam tão nervosos que tremem as pernas, desse jeito não conseguirá de forma alguma fazer o teste.

E como é feito esse controle do carro?

1. Pise na embreagem e vá tirando o pé até sentir o carro se movimentar;
2. O pé do acelerador irá sendo pressionado levemente só para encher o motor, dar giro no motor, e isso vocês percebem pelo barulho que ele faz. (não é necessário afundar o pé no acelerador);
3. Você irá acelerando levemente até escutar o motor funcionando, depois disso irá soltando a embreagem até o carro começar a andar, neste momento pressione um pouquinho a embreagem para que o carro fique parado.

Obs: Essa manobra pode ser praticada em terrenos planos, ou seja, sem subidas, quando o carro for saindo bem devagar, pisa de leve na embreagem e alivia a pressão do pedal do acelerador até perceber que o carro parou.

EXERCÍCIO PRÁTICO

1. Coloquem duas almofadas ou travesseiros no chão da sala;
2. Pisa na almofada esquerda (embreagem) ao mesmo tempo em que vai pisando na almofada direita (acelerador);
3. Experimente ir soltando o pé esquerdo e apertando o direito simultaneamente;

Então é isso, espero ter ajuda e bons treinos.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como eu faco para andar com o carro ele apaga soltar a embriagem acelerar
  • como fazer um controle de embreagem sem freio
  • como usar embreagem na descida
  • dicas de como achar o ponto da embreagem no Onix
  • dicas para fazer rampa
  • embreagem acelerador
  • o\que fazer numa rampa com o veiculo

Share this post

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
3 Responses to "Como fazer o teste da rampa, ou controle de embreagem e acelerador?"
  1. Responder HEBERT 13 de maio de 2012 14:04 pm

    NÃO CONSIGO ACHAR O PONTO DE PARTIDA DO GOL G3 ELE TREMULA E QUANDO PISO NO ACELERADOR ELE TREPIDA E MORRE E QUANDO TENTO SAIR SÓ COM A EMBREAGEM ELE MORRE SEM SAIR DO LOCAL VC PODE ME AJUDAR?

  2. Responder fatima 2 de outubro de 2012 22:23 pm

    essa da almofada é muito legal, vou treinar na minha casa. porque a ultima vez que fui fazer a rampa o carro morreu e eu fui reprovada. muito obrigado pela dica.

  3. Responder anderson 13 de novembro de 2013 20:04 pm

    no caso eu fiz a minha primeira rampa bem aclive mesmo, porém é a minha 4 aula, no caso eu piso primeiro na embreagem e no freio para não descer, ai eu vou soltando a embreagem aos poucos até que eu sinta o carro tremer quando tremer eu solto o freio no caso *pedal*, ai eu vou acelerando aos poucos ai eu continuo com o pè na embreagem ou solto aos poucos. esta é minha duvida..

    seguro a embreagem + freio pedal, ai eu solto a embreagem aos poucos quando sinto o carro tremer eu acelero aos poucos e vou soltando o restante da embreagem ou não…

    esta é a minha duvida grato.

Leave your response

Powered by Wordpress Themes