Como aprender a dirigir ou pilotar motos passo a passo

aprender pilotar motosAntes de tudo é necessário saber o funcionamento básico de uma moto padrão 150 cc (cilindradas). Ao contrário do carro, na moto você troca as marchas com o pé (esquerdo) e aciona a embreagem com a mão (também esquerda).

1- Gire a chave de ignição para ligar o sistema elétrico da motocicleta, segure a embreagem e coloque a marcha no neutro com o pé esquerdo. Se a primeira marcha estiver engrenada basta, normalmente, dar um toque pra cima e fazer com que fique no neutro.
A maioria das motos tem a primeira marcha abaixo do ponto morto e todas as outras acima, um modelo popular que contraria essa regra é a Honda Bis, que possui todas as marchas para baixo.
2- Acione o botão de partida se sua moto for do tipo eletric starter, ou bata o pedal caso a mesma de partida manual. A moto irá ligar.
3- Agora segure a embreagem e, com um toque para baixo no pedal esquerdo, coloque a primeira marcha. Faça isso e solte a alavanca da embreagem lentamente enquanto, gradativamente, acelera com a mão direita. Quando sentir uma espécie de tremor no veículo, solte a embreagem completamente e acelere com vigor para iniciar o movimento.
4- Para parar e desligar basta seguir a sequência contrária.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *