Dicas

CNH gratuita ou social: saiba como tirar a carteira de motorista grátis

Em alguns estados não são oferecidos os serviços de CNH social ou popular, porém existem outros programas que também podem ajudar a economizar na hora de tirar sua habilitação e que são poucos divulgados. Por exemplo: No Acre, os adolescentes podem participar do programa Jovem Aprendiz no trânsito em que alunos do ensino médio fazem o curso teórico da CNH gratuitamente. Já na Bahia, há a Escola Pública de Trânsito do Detran que dá acesso gratuito à primeira habilitação para alunos de escola pública que têm renda inferior a um salário mínimo.

No Maranhão, há o programa CNH jovem em que os alunos de escola pública que conseguiram bons resultados no Enem têm direito à habilitação gratuita. Em Sergipe, há uma Escola Pública de Trânsito que os candidatos podem fazer as aulas teóricas e práticas do Curso da 1ª habilitação na sede do Detran do Estado.



São Paulo e Rio de Janeiro não têm CNH Social ou Gratuita

Apesar de serem os estados com a maior frota de veículos esse serviço não é disponibilizado. Segundo o Detran Paulista, só há gratuidade para emissão da 2ª via da habilitação para pessoas que foram vítimas de desastres naturais como enchentes, por exemplo. No entanto, o órgão destaca que um programa desse tipo está em estudos.

No Rio de Janeiro, há isenção das taxas para primeira habilitação caso o candidato apresente um ofício da defensoria pública comprovando hipossuficiência (não possui recursos financeiros para se manter sozinho). Já as despesas com os valores da autoescola serão por conta da pessoa.

Nos estados de Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins e no Distrito Federal, o Detran não possui programas próprios de CNH gratuita.

No Espírito Santo e no Rio Grande do Sul o programa está suspenso, devido às dificuldades financeiras.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário