Carro não liga, carro não da a partida

carro-nao-ligaO que verificar primeiro se um carro não liga
Se o carro não pegar, verifique primeiramente os pontos básicos abaixo:
A bateria está boa ? Leia o próximo parágrafo para saber como fazer uma simples verificação da bateria.
O carro não liga com a transmissão automática em “Park”, mas sim em “Neutral”? Às vezes, um carro automático não irá ligar em “Park”, mas sim em “Neutral” devido a um problema com o interruptor de segurança do neutro (carros de câmbio automático).
Os cabos da bateria estão apertados e não corroídos?
Tem combustível suficiente no tanque? Uma situação comum é quando o medidor de combustível não está funcionando corretamente e o carro fica sem combustível, contudo, o indicador de combustível continua mostrando como se tivesse combustível no tanque.
Será que o seu carro tem um sistema anti-roubo (alarme) que, por algum motivo não esta permitindo que o carro dê a partida?

Como verificar a bateria

Uma “bateria morta” ou descarregada é uma das possíveis razões para um carro não ligar. Às vezes a gente esquece de desligar a luz do teto ou rádio ou qualquer outra coisa, ou mesmo pode ser algum componente defeituoso do sistema elétrico do veículo que suga a bateria. Às vezes, se a bateria é bastante antiga, ela pode simplesmente ‘morrer’ um dia, mesmo que no dia anterior estava tudo OK e funcionado. Em ambos os casos, se a bateria está com pouca carga, ela não terá poder/energia suficiente para girar o motor (ligar o carro): você pode ouvir algum ruído ou o motor pode girar muito lentamente antes de dar a partida.
Aqui você encontra uma maneira simples de verificar se a bateria está descarregada:
Gire a ignição. Sem ligar o motor, ligue o limpador de vidro/ pára-brisa. Se eles se moverem muito lentamente, mais devagar do que o normal, a bateria provavelmente está descarregada.
Se a bateria é relativamente nova, ela pode ser recarregada. Tudo que você precisa fazer é dar partida no seu carro e deixar o motor funcinando por um tempo para carregar a bateria.
Se a bateria é velha, pode estar completamente morta, por isso não vai responder ao comando de dar partida e o carro não “ligará” depois de desligá-lo. Neste caso, você precisará de uma bateria nova.

A chave não vira na ignição do carro
Se a chave não virar na ignição, isto pode ser pelas seguintes razões: Muitas vezes isso acontece quando a direção está bloqueada através do bloqueio da ignição com as rodas da frente viradas de lado (por exemplo, ao estacionar em uma colina) ou quando uma das rodas dianteiras é empurrada contra algo (por exemplo, pedra calçada). Neste caso, tente girar o volante à esquerda e à direita, enquanto delicadamente gira a chave na ignição – isso pode ajudar.
Outra possibilidade é que haja um problema com o bloqueio de ignição ou na própria chave. Isso acontece, quando a chave e o mecanismo de bloqueio se desgastam ao longo do tempo. Tente usar a chave reserva/extra. Se nada funcionar, um mecânico deve ser chamado ou deve-se acionar a concessionária.

Nenhuma luz acende no painel
Se você ligar a ignição e nenhuma luz acender no painel, isso significa que não há energia vindo da bateria. Isto pode ser uma bateria descarregada ou muitas vezes, uma chave de ignição ruim pode causar isso. Ligue os faróis, se funcionarem, significa que a bateria tem força/energia, então o problema pode ser com a chave de ignição ou na fiação entre a chave de ignição e a bateria.

Luz de “segurança” ou em forma de chave fica acesa ou pisca no painel

Muitos carros estão equipados com um imobilizador ou com um sistema de segurança que permite que o motor comece apenas se a chave correta é utilizada. Você pode encontrar mais informações sobre o imobilizador no manual do carro. Basicamente isso significa que uma chave de ignição tem um código e quando você inseri-la na ignição, um sensor transmite para o sistema que lê o código de segurança. Normalmente, quando você liga a ignição, você vê uma luz de segurança que aparece rapidamente e logo se apaga. Isso significa que o código da chave de ignição está correto e que o carro está “autorizado” a iniciar/ dar partida. Se quando você liga a ignição, a luz de segurança permanece acesa ou piscando significa que seu sistema de segurança do carro não reconhece a chave ou que há algum problema com alguma parte do sistema de segurança. Alguns carros da GM, por exemplo, tiveram um problema com o sensor do sistema de segurança localizado na fechadura da ignição. Às vezes, a chave precisa apenas ser reprogramada (código reprogramado).
Você pode encontrar as informações de como reprogramar a chave no manual carro. Você também pode tentar usar a chave reserva e se nada funcionar, a concessionária deve ser acionada.

A luz “check engine” não acende

Quando você liga a ignição antes de iniciar o carro, a luz “Check Engine” supostamente deve acender indicando que o computador de bordo (também poderia ser chamado ECM, PCM, ou ECU) está ligado . Se a luz “Check Engine” não acender com a ignição ligada, é possível que não haja energia para o computador de bordo (por exemplo, devido a um fio quebrado, fusíveis queimados, etc) ou ainda pode ser um problema no próprio computador de bordo ou a bateria esta descarregada (como fazer uma simples verificação da bateria).

A partida não acontece/ O carro não dá partida
Se nada acontecer quando você girar a chave de ignição para a posição “START”, significa que o motor de arranque não girou. Mais comumente isto poderia ser causado por uma bateria descarregada, aqui está como verificar a bateria.
Se a bateria está OK, mas a partida ainda não acontece, pode haver uma série de possíveis razões. Aqui estão algumas delas:
O interruptor de ignição pode estar ruim – é um problema comum.
O motor em si ou o solenóide está ruim.
Fio do solenóide pode estar com uma conexão ruim.
Interruptor de segurança ‘Neutral’ está ruim (carros de câmbio automático).
Um problema com o sistema de segurança do veículo ou algum outro módulo de controle eletrônico (por exemplo, PCM, BCM) também pode impedir o carro de dar a partida.

Eu posso ouvir um clique, mas a partida não acontece/ o carro não dá a partida / não liga.
Se você pode ouvir um clique alto sob o capô, no compartimento do motor, mas a partida não acontece isso também pode ser causado por bateria descarregada, aqui você pode saber como verificar a bateria.
Se a bateria estiver OK, o solenóide de partida, cabos de partida ou o motor, podem ser os problemas.

Motor de arranque gira lentamente, o motor não dá partida
Isto também pode ser causado por bateria fraca ou descarregada; aqui você pode ver Como verificar a bateria.
Se a bateria estiver OK, cabos de partida poderão estar mal conectados ou o motor em si pode estar com problema. Ou o motor pode estar com um problema mecânico interno (por exemplo, a falta de óleo, ou o óleo do motor está muito velho, etc).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *