Carro esquentando muito. Como saber se a junta do cabeçote queimou?

juntas do cabeçote

É comum as pessoas desesperarem quando vêem a temperatura do carro chegar no limite, ou seja, no vermelho, isso porque essa temperatura pode trazer inúmeros problemas para o veículo, desde problemas no sistema de arrefecimento até a queima das juntas do cabeçote e no pior dos casos trincar o cabeçote.


Diversos fatores podem contribuir para a elevação da temperado do veículo, sendo os principais: mangueiras trincadas, cavalete de água trincado, vazamento no radiador, selo do cabeçote trincado, falta de água, vazamento na tampa do reservatório de água e no pior dos casos as juntas do cabeçote queimada, onde a água entra e mistura no óleo do motor, criando assim uma mistura que parece um creme da cor de “café com leite”, sendo constatado tanto na tampa do motor quanto na vareta do óleo. Caso este ultimo seja o seu problema, vou explicar passo a passo como proceder para que não seja enganado por nenhum mecânico malandro. Vamos lá.

Vamos supor que esteja dirigindo e de repente constata que o marcador de temperatura e ela esta no vermelho, nesse momento pare o carro imediatamente. Verifique na tampa de óleo e também na vareta se o óleo esta com uma cor tipo café com leite, se tiver chame o guincho e leve o carro para sua oficina de preferência caso não esteja verifique o que ocorreu, se furou mangueira, radiador estourou ou algo do tipo, caso nada disso ocorra, espere alguns minutos e complete a água, já com o carro ligado verifique se ele não esta soltando água demais pelo escapamento, caso não esteja siga viagem, caso esteja chame o guincho para não evitar maiores danos ao motor. Se o carro não tiver nenhum dos sintomas acima, ande mais com cautela, sempre de olho no marcador, o essencial nunca deixar o ponteiro chegar no vermelho, mais e claro que todo carro tende a perder a durabilidade da junta de cabeçote cada vez que esquenta, geralmente se esquentar mais de três vezes, a junta queima. Após chegar em casa não faça mais nada no carro aguarde o dia seguinte e na hora que for usar verifique o nível de água, se estiver baixo complete, faça isso todos os dias, ate que a água não baixe mais, se notar que o carro esta baixando água todos os dias por mais de uma semana, tem coisa errada ai, vá direto para o mecânico e verifique.

Parte Dois:

Você diagnosticou pelos exemplos acima que tem algo errado, então vamos la, se a o óleo tiver cor café com leite, sua junta queimou, então guincho e oficina direto, não ligue mais o carro para evitar mais danos.

Você diagnosticou água saindo pelo escapamento, guincho e oficina pois a junta queimou.
Você não identificou nenhuma das opções acima e a água não esta baixando por mais de uma semana, ótimo, pode continuar andando com o carro, mais fique sempre de olho na temperatura.

Você completa a água todos os dias por mais de uma semana, e ela sempre abaixa, ou o carro esquenta, leve o carro a uma oficina, nesse estagio a junta não queimou, mais você pode estar com problemas nas seguintes peças: radiador, válvula termostatica, bomba de água, mangueiras, sensor de temperatura, ou ventoinha, em alguns carros, o chicote elétrico também causa problemas de aquecimento, quando esta com fio negativo e positivo batendo um no outro isso causa a falha da ventoinha.

Parte Três:

A Junta de cabeçote queimou mesmo, o que fazer? Você vai fazer o seguinte, com o diagnostico de um mecânico na Mao, a primeira coisa a se perguntar para ele e o que causou o problema, se ele disser que ainda não sabe, o faça descobrir antes de montar o carro com as peças novas, assim evita que você tenha essas dores de cabeça depois de gastar uma baita grana.

Após ele descobrir o que aconteceu, você vai trocar o motivo causador do aquecimento, e fazer o resto do serviço, que nesses casos devem ser feitos:

Retifica cabeçote parcial ( plaina, Limpeza, Teste de trincas, e troca de vedadores) a Retifica serve para deixar o cabeçote plaino novamente, pois quando esquenta ele tende a ficar com a base desigual, a limpeza e para garantir que nada esta entupido nos dutos de água e óleo, o teste de trincas, serve para saber se o cabeçote trincou no aquecimento ou não, se trincou o cabeçote deve ser substituído por um novo, não adianta soldar, pois se a solda abrir você terá que refazer todos esses passos, e gastar tudo de novo, o vedadores de válvulas, devem ser trocados, pois quando esquentam se dilatam, se não forem trocados o carro após montado pode fumar ( soltar fumaça azul, resultante da queima irregular de óleo).

Após o cabeçote pronto você devera comprar as seguintes peças: jogo de juntas superior completo com retentores, evite listinhas de mecânicos, pedindo somente a junta de cabeçote, pois ele vai ficar pedindo juntas todas as horas, e sai mais caro comprar separadas do que no jogo, não compre o jogo mais barato que achar, você esta lidando com peças fundamentais para o bom funcionamento do seu veiculo então compre uma marca boa e que tenha garantia de 3 meses no mínimo. Você vai comprar também o kit correia dentada, que vai ter tensores, roletes apoio, bomba de água e a correia dentada. Todas as mangueiras por onde passam água, e também sensores de temperatura. Todas essas peças devem ser trocadas para garantir o serviço tem mecânico por ai que troca só a correia, mais se o rolete de apoio, tensor, ou bomba de água travar o problema será o mesmo do que se a correia estourar, e nesse caso o gasto será mais alto, pois você terá que trocar válvulas também alem de todo o serviço acima, isso se não danificar a parte de baixo do motor também.

Parte Quatro:

Montagem, a montagem de um cabeçote exige torquimetro, se o seu mecânico não utiliza, você devera questionar, o torquimetro e uma ferramenta especial para que os parafusos do cabeçote sejam apertados devidamente, a falta de torque ou excesso de troque pode lhe trazer grandes problemas como falhas, parafuso do cabeçote quebrado e nesse caso tem que levar o motor todo para retifica e tentar retirar o parafuso sem estragar o bloco, se estragar e não tiver solução só comprando outro bloco para fazer o carro andar novamente.
Após a montagem do cabeçote vai se montando o restante, acessórios, sensores, e outras partes, como correia dentada e bomba de água.

Parte Cinco:

Após o mecânico lhe informar que o carro esta pronto, vá na oficina, ligue o carro, e verifique se esta tudo certo, tampa do óleo, vareta de óleo, se não sai água no escapamento, se estiver tudo certo peça nota fiscal do serviço com todos os itens que foram trocados, e detalhando a Mao de oba, assim como certificado de garantia das peças e serviços realizados.

via: infoimports

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • vazando óleo do motor pelo sensor de temperatura
  • mangueira do radiador do peugeot 206 entupidas
  • meu monza ta fervendo o radiador
  • meu peugeot 306 subindo a temperatura mais
  • motivos para ferver ou esquentar a temperatura do honda civic
  • motor aquecendo muito rapido do fiesta
  • motor do peugeot 206 esquenta muito
  • motor do peugeot 306 esquentou e saiu fumaça
  • motor esquentando rapido
  • junta do cabecote do gol g5 quebrou
  • HONDA CIVIC PINGANDO AGUA NA JUNTA DO CANO DE DESCARGA PROXIMO DA RODA TRAZEIRA PORQUE ?
  • ecosport esquentando
  • cabeçote do motor esquentar
  • carro baixando agua do reservatorio
  • carro fervendo pod ser cabeçote?
  • carro fervendo pode ser junta do cabeçote
  • Carto esquentando vazando
  • citroen c4 aquecimento radiador mangueira ventoinha arrefecimento
  • como montar a correia dentada do crossfox e cabeçote
  • como saber se meu carro esta com problema no cabecote



4 thoughts on “Carro esquentando muito. Como saber se a junta do cabeçote queimou?

  1. Alessandra

    Ola gente passo por um grande problema, ja troquei bomba dagua, radiador, as mangueiras, correia dentada não sei mais o que faço depois que ando umas 2 hrs meu carro começa a esquentar , percebo que ñ posso usar muito o ar condicionado qd escuto a ventoinha la vem a temperatura la em cima me ajudem

    responder
    1. Reinlado Faria Tavares

      Um atalho que resolve definitivamente o problema dos carros sem interruptor externo da ventoinha (cebolão), é a instalação do tal kit verão, que não é chapéu, tamanco e óculos, mas um tubo em forma de TÊ, ua interruptor para 85 graus e um ralais. Instalado fica em uns cem reais.
      Verifique antes se seu carro já usa o tal interruptor externo, aí, não adianta..

      responder
  2. paulo dias

    Amigo, estou com o mesmo problema eu já fiz tudo que possa imaginar em meu honda civic 1999 lx, até motor fiz completo, troquei tres vezes a tampa do radiador, bomba d”agua, tirei a valvula termostatica e quando começo a andar e ligar o ar condicionado ou em uma viagem a temperatura começa a subir; bem gostaria de saber como e quem instanla esse sistema kit verão para o veiculo esse tubo em forma de tê.

    agradeço a ajuda.

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *