Dicas mecânicas

Barulho na embreagem, o que pode ser?

Todos sabem o quanto é preocupante qualquer barulho a normal no veículo quando está movimento. Se a embreagem começa a fazer algum barulho é ainda pior, pois causa uma sensação de insegurança que irá conseguir controlar o carro se ela deixar de funcionar. Pensando nisso, resolvemos explicamos como identificar os ruídos na embreagem.

1 – A primeira coisa que devemos referir é que uma embreagem não deve emitir qualquer tipo de som, por isso esteja sempre alerta se notar algum. Inclusive se não for urgente usar o carro, é recomendável que o leve primeiro a uma oficina para que um profissional possa solucionar uma possível avaria.

2 – Se quer identificar um ruído da embreagem que se produz não quando pisa na mesma, mas sim no momento em que já trocou de marcha e levanta o pé do pedal, saiba que existem vários motivos que podem provocar isso. O mais habitual é que o eixo já esteja muito gasto e deva ser substituído.

3 – Se o seu carro for novo, é difícil que esta peça esteja gasta. Então, a causa do ruído ao soltar a embreagem pode estar num mau ajuste, que pode ter duas origens:

  • Que o disco e o volante do motor não estejam bem alinhados.
  • Que a regulagem do pedal não seja adequada, fazendo com que o disco escorregue.

4 – Se o ruído da embreagem, no entanto, aparece quando pisa no pedal e não ao soltar, a causa pode estar em que o rolamento está começando a se desgastar. Então você terá que ir ao seu mecânico habitual para substituir esta peça.

5 – Pelo contrário, se o som estranho na embreagem for produzido assim que começar a pisar no pedal, o mais provável é que o comando de transmissão esteja mal ajustado. Neste caso, basta instalá-lo corretamente para que o ruído desapareça.

6 – Pelo contrário, se o som estranho na embreagem for produzido assim que começar a pisar no pedal, o mais provável é que o comando de transmissão esteja mal ajustado. Neste caso, basta instalá-lo corretamente para que o ruído desapareça.