Andar com carro frio prejudica o motor

valvula-termostatica

O que é dilatação térmica? Os metais das peças do motor sofrem alterações dimensionais com a variação da temperatura – elas dilatam quando aquecem e contraem quando esfriam. Isso ocorre em maior ou menor intensidade dependendo do tipo de material e das dimensões da peça. Dentro dos motores, são os anéis dos pistões que fazem esse papel, compensando as dilatações desiguais entre cilindros e pistões, e impedindo que o motor trave.

O problema é que o motor não é feito só de pistões e cilindros. Existem dezenas de outras peças metálicas que se movimentam, como bronzinas (anéis de bronze que tem por objetivo reduzir o atrito entre a biela e o virabrequim, outros itens do motor), eixos e válvulas, e que sofrem com o processo de dilatação térmica se desgastando mais do que deveriam.

Vale uma comparação: o carro possui amortecedores, e não é por isso que você vai cair em todos os buracos que aparecem. Seu carro funciona frio e quente, mas, se puder evitar andar com ele frio, seu motor agradecerá. Veja a seguir dicas para fazer isso:

1) Aqueça o motor
Nos carros mais modernos, esse processo de aquecimento é mais eficiente e ocorre mais rápido. Mas nos modelos mais antigos costuma levar 15 minutos. Se for fazer um trajeto curto (por exemplo, cerca de 3 km em até 20 minutos), o melhor é esperar o carro aquecer antes de sair de casa.

2) Cheque a temperatura
Para saber se ele está na temperatura ideal de funcionamento, verifique o ponteiro da temperatura. Na maioria dos modelos, os 90 graus fazem com que o ponteiro fique na metade do marcador.

3) Cuide do óleo
É importante manter o óleo do motor com a especificação correta e dentro do prazo de validade. É ele que aliviará o atrito quando o motor ainda não estiver aquecido.

4) Mantenha a válvula termostática
Ela tem como função manter a água do sistema de arrefecimento circulando apenas dentro do motor, para que a temperatura chegue de forma uniforme e rápida aos 90 graus. Quem retira essa válvula (foto abaixo) do sistema retarda o aquecimento do motor, ocasionando maior atrito e desgaste.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *