A diferênca entre Caixas de Grave Seladas e Dutadas

Caixas seladas: elas concentram um ar em seu interior que, sendo bem calculado o seu volume, serve pra ajudar no amortecimento do falante, o que te dá a liberdade de aplicar mais um pouco de potencia já que a sua excursão está sendo “controlada” pelo ar em seu interior. é o tipo de caixa ideal para pancadas (musica dance por exemplo) e é um projeto mais fácil de fazer.
caixas dutadas: o projeto da dutada é pouco mais difícil por ser mais preciso que o da caixa selada. o duto, se bem calculado, dá um ganho de 3dB de SPL no resultado final da caixa e reforça as frequências mais grave (normalmente um poco abaixo da Fs do alto-falante). é ideal para graves mais estendidos como musica classica.
mas o que vc deve ter em mente é que uma caixa para automóvel funciona diferente de uma caixa para casa, ou seja, o automóvel é como se fosse uma caixa tambem. Logo, é uma caixa dentro de uma caixa. O automóvel por ser um local de pressão sonora, ajuda a reforçar os sons mais graves. Eu recomendo vc fazer uma caixa selada, porem, bem calculada. Use madeira de boa qualidade, MDF por exemplo. Bote material para absorção como fibra de vidro em sua quantidade adequada tambem. Procure nao fazer uma caixa em forma de cubo (paredes iguais e paralelas) porque há formação de ondas estacionarias e tambem a vibração da madeira vai ser em mesma frequencia em todos os lados (uma soma com a otra) e pode prejudicar o resultado final. Não deixe vazamentos que atrapalha tambem.
FABINHOSOM, na verdade todo alto-falante de SUB-grave DEVERIA reproduzir de 20 a 80. Mas há muitos que ainda param nos 25 (frequencia de corte).
Mharcus3, vc deve ‘casar’ a impedancia do alto-falante com a do amplificador, para evitar danos no amplificador. se ele é feito para 2 Ohms, não coloque um alto-falante de 8 ohms. Caso seu alto-falante nao bata com a impedancia do alto-falante, liguei mais de 1 alto-falante na intenção de acertar a impedancia.
2 alto-falantes: R1*R2 / R1 + R2 é a impedancia final. (em paralelo)
2 alto-falantes: R1 + R2 é a impedância final em série.
Se vc possui mais de 1 falante e sejam os 2 iguais em tudo (marca, modelo, etc) vc pode colocar em uma caixa sem divisão e se nao me engano é só multiplicar o volume equivalente do falante (Vas) por 2 para calcular. Caso o falante seja diferente, eu recomendo primeiro que vc bote eles para frequencias diferentes. Caso contrario, é recomendado vc dividir sim as areas de atuação dos 2.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • caixa de fibra para grave gol g3
  • qual a diferença entre caixa dutada standard e custom
  • qual a diferença entre caixa dultada e selada
  • Q alto falante é ideau para dar grave em um gol bola?
  • projeto de gravão para carocinha
  • plano de corte caixa de som
  • modelos e montagem de caixa de grave para um alto falante de 15 polegada
  • modelos de caixa selada de falante de 12 em gol g4
  • medidas de caixas de som para grave
  • medidas de caixa de grave para fusca
  • fotos de modelos de caixas para sub seco
  • Fazer caixa de mdf selada fica o som igual a de acrilico?
  • dutada ou selada qual a melhor
  • como deixar o grave do carro perfeito
  • caixote de fibra para grave presta
  • caixa dutada standard
  • caixa de som para grave para um alto falante d 12
  • subwofers apropriados para caixa dutada



8 thoughts on “A diferênca entre Caixas de Grave Seladas e Dutadas

  1. rafael

    Olá amigos,comprei 2 auto falantes endurance e2k da bravóx 800rms 4+4hons,para instalar em um astra sedan. Com duas potências córzus pwr-1002,um para cada,um pionner 5280,e estou com dúvidas em relação as caixas…dutadas ou seladas. Meu genero musical é basicamente black,mais escuto de tudo um pouco…Poderiam me ajudar por favor.

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Rafael eu indicaria com certeza o uso da caixa dutada, porque o grave ficará mas suave e forte, já que a caixa selada deixa o grave meio seco.

      responder
  2. Charles

    Olha amigo, eu recomendo selada, porque a selada tem graves mais fortes, ja a dutada é melhor para sub seco, como o hinor batstaka, se colocar um subwoofer de borracha na dutada voce vai escutar o barulho do ar saindo e vai ficar horrivel, selada é melhor

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Charles isso irá depender de como o individuo irá usar o som, porque caixa selada para quem gosta de usar o som com porta mala aberto não presta, o grave não irá tocar quase nada.

      responder
  3. junior

    ola comprei 2 auto falantes endurance e2k da bravox 800rms 4+4 ohm,para instalar em um gol g3 alguem poderia me dar uma dica da medida da caixa para grave para musica eletronica curto bastante campeonatos de som e competir, madeira seria melhor o mdf de 20mm ou compensado

    responder
    1. Rogério Moreira Mensagem autor

      Com certeza o MDF de 20 é a melhor alternativa, mas com relação a tamanho da caixa isso é relativo, porque irá buscar uma forma de caber no porta mala e que tenha a litragem dos alto-falantes para que eles toquem bem.

      responder
  4. cleverson

    alguem poderia me informar uma caixa apropriada pra 4 sub pioner cara preta, tenho um sandero, mas se colocar as caixa q vejo porai vou perder a visao do espelho central, e tambem nao caberá as corneta

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *